sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Turismo: O homem e seus castelos




Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte estiveram no município de Sitio Novo onde realizaram um trabalho que foi apresentado em sala de aula através da disciplina Fontes, Memória e Historia que tem como objetivo mapear elementos do patrimônio, bem como práticas de memória ligados à história de cidades potiguares.

Em Sitio Novo o foco do estudo realizado pelo professor de geografia Genilson Souza juntamente com a professora da UFRN Elizete destacou em vídeo a curiosa historia de seu Zé dos Montes, um militar aposentado de fé e coragem que quando criança teria visto uma imagem semelhante a de nossa senhora, que teria o inspirado a construir o Castelo que hoje compõem o potencial turístico não só do município como também do estado. 

Fonte: Blog Giro RN     

Sitio Novo fica de fora do Selo-UNICEF edição 2009/2012


O Selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município conquista pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.
Apesar de já ter conquistado o prêmio da edição anterior, Sitio Novo não conseguiu a classificação para a segunda conquista. Com certeza os esforços e os resultados não foram suficientes para levar a cidade ao bi.
Vejam quais foram os municípios que consquistaram o prêmio da edição 2009/2012 no Rio Grande do Norte: Acari, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Campo Grande, Baraúna, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Cruzeta, Doutor Severiano, Encanto, Florânia, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itaú, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lucrécia, Major Sales, Martins, Mossoró, Olho D’Água do Borges, Parazinho, Parelhas, Pendências, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, Santo Antônio, São João do Sabugi, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel, São Paulo do Potengi São Tomé, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Venha-Ver, Vera Cruz e Viçosa.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Gestão de Nenem e Missinho será responsável por inauguração do Portal da Transparência


Um dos grandes desafios da administração de Nenem e Missinho será garantir a transparência financeira de sua administração. É que após os quatro meses de administração o município será obrigado a inaugurar o portal da transparência. A ferramenta será obrigatória a partir de Maio de 2013 para os municípios com população inferior a 50 mil habitantes. A lei já funciona em esfera federal e em cidades e estados com população acima de 100 mil habitantes.
Por tanto a partir de maio a população sitionovense deverá ser informada via internet sobre a execução orçamentária e financeira do município. Todos poderão ter acesso a informações como os vencimentos dos funcionários públicos, além de saber, em detalhes, onde está sendo aplicado o dinheiro público.  
A implantação do portal da Transparência será uma grande conquista não só para os gestores municipais como também para nós cidadãos sitionovenses. Há lembramos que a medida também será valida para Câmara Municipal de Vereadores.  

Justiça recebe denúncia contra prefeita e outras 14 pessoas


A Justiça Federal no Rio Grande do Norte recebeu a ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal contra a atual prefeita do município de Sítio Novo, Wanira de Holanda Brasil; o presidente da Comissão Permanente de Licitação, Jeová Batista de Paiva; o então assessor jurídico do município Verlano de Queiroz Medeiros; e outros 12 processados.

De acordo com a decisão do juiz Janílson Bezerra de Siqueira, titular da 4ª Vara Federal, constam indícios suficientes e individualizados de atos irregulares, da parte de Wanira de Holanda Brasil, Jeová Batista de Paiva, Janiere Ferreira de Lima, José Ronilson Lourenço de Carvalho, integrantes da Comissão permanente de Licitação; Verlano de Queiroz Medeiros, advogado parecerista por duas oportunidades no convênio sob análise; e os demais réus. Em outro ponto da decisão, o juiz destaca que constam, também, sérias suspeitas de fraude no processo licitatório, com a participação decisiva dos réus mencionados.
A partir de agora, os réus têm um prazo de 15 dias para apresentar defesa.

Acusação – De acordo com a ação civil pública no Ministério Público Federal, o grupo é acusado de se juntar para fraudar a documentação destinada a contratar empresa para construir um açude comunitário. O prejuízo ao erário chegaria ao total de R$ 145 mil. O relatório de fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU), depois de apurações in loco, constatou os indícios de montagem fraudulenta do Convite nº 018/2006, bem como de dano ao erário por superfaturamento e desvio de recursos do convênio. A partir da documentação da CGU foi possível ao MPF/RN chegar à conclusão da existência de provas suficientes de que, nos anos de 2006, 2007 e 2008, foi executado em Sítio Novo um sofisticado esquema de fraudes em licitações. 

Processados:
1) WANIRA DE HOLANDA BRASIL: prefeita do Município de Sítio Novo;
2) JEOVÁ BATISTA DE PAIVA: presidente da Comissão Permanente de Licitação do Município de Sítio Novo em 2006;
3) JANIERE FERREIRA DE LIMA: integrante da Comissão Permanente de Licitação do Município de Sítio Novo em 2006;
4) JOSÉ RONILSON LOURENÇO DE CARVALHO: integrante da Comissão Permanente de Licitação do Município de Sítio Novo em 2006;
5) VERLANO DE QUEIROZ MEDEIROS: Advogado, Assessor Jurídico do Município de Sítio Novo em 2006;
6) CLAUDIONOR FERREIRA DA COSTA: engenheiro civil;
7) JOSÉ AROLDO QUEIROGA DE MORAIS: engenheiro civil;
8) JOSÉ CLIDENOR DA ROCHA: secretário municipal de Transportes, Obras e Serviços Urbanos de Sítio Novo em 2006;
9) CONSTRUTORA PRIMOS LTDA.
10) JOSÉ DE NICODEMO FERREIRA: procurador da Construtora Primos Ltda. Em 2006;
11) JOSÉ DE NICODEMO FERREIRA JÚNIOR: sócio-administrador da Construtora Primos Ltda.;
12) VENEZA CONSTRUÇÕES LTDA.;
13) JOSÉ GILSON LEITE PINHO: sócio-administrador da empresa Veneza Construções Ltda.;
14) BASE CONSTRUÇÕES LTDA.;
15) FRANCISCO JOSÉ CIRIACO JÚNIOR: sócio-administrador da empresa Base Construções Ltda.;

Do Panorama Político 

Nenem não confirma os supostos nomes que estão sendo cogitados para compor seu secretariado


Segundo informações que circulam em alguns blogs da cidade, o prefeito eleito Nenem Xavier não confirmou como certo nenhum dos nomes que estão sendo cogitados como futuros secretários de sua gestão que terá início a partir de 01 de janeiro de 2013. De acordo como o blog RN Informa, o prefeito Nenem admitiu que as indicações e as conversas estão bem avançadas, mais não existe nada confirmado.

As especulações em torno dos nomes contados para compor o secretariado de Nenem, ganharam força após o anuncio da composição de sua equipe de transição cuja qual foi composta por alguns nomes já mencionados nas conversas dos bastidores da política local.

Ainda segundo informações postadas pelo Portal Sitio Novo a possibilidades de que dentre os nomes que estavam sendo cogitados como certos para ocupar uma das pastas da futura gestão administrada por Richardson Xavier Cunha ( Nenem ) PR, alguns  poderão ficar de fora. 

Do Blog Giro RN

Serra da Tapuia: Há 22 dias não chega água nas torneiras.


A população do Distrito Serra da Tapuia está há 22 dias sem saber o que é água nas torneiras de suas casas. Uma grande parte da população está comprando um carro pipa por R$ 160,00 ou mais, quando encontra, e não é tão fácil conseguir. E quem não tem o dinheiro como fica?

A escola municipal José Machado de Souza, a três dias está sem o seu funcionamento normal por falta d`água, chegando a fechar nesta sexta-feira por não ter condições de funcionamento. A direção já informou há dias o problema ao responsável pela água mais até agora nada.

A prefeitura municipal, que é a responsável pela adutora do Distrito, não se pronunciou a nenhum momento sobre o que está acontecendo. Da para ver a preocupação que a prefeita tem com a população da Serra da Tapuia. E agora fazendo parte da equipe de transição em Tangará, mostra qual é a real preocupação que ela tem no momento.

Do Blog RN Informa

Moradores reclamam de esgoto a céu aberto e ruas esburacadas


Os moradores da Rua Sebastião Ferreira Sobrinho reclamam do mau cheiro e dos buracos deixado pela empresa que fez o saneamento básico da rua. O que parecia ser o bem dos moradores virou uma tormenta ainda maior, agora além do esgoto a céu aberto com um mau cheiro insuportável, também existem os buracos que deixou a rua intransitável em alguns pontos.

Os moradores esperam que o secretário de obras junto a prefeitura municipal tomem algumas providências urgente.
 

Do RN Informa

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Definido Presidente e Vice-presidentes do Conselho Tutelar


Silvia Glauciana de Oliveira
PRESIDENTE


Rafael Luan de Oliveira
VICE-PRESIDENTE

Blog RN Informa é avaliado o melhor blog do município


RESULTADO OFICIAL DA ENQUETE 

1 Blog RN Informa 51%
2 Blog Giro RN 33%
3 Blog Serra da Tapuia Noticias 8%
4 Blog Serra da Tapuia Alerta 4%
5 Blog Sitio Novo em Destaque 2%
6 Blog Um Olhar Sobre A Serra 0%

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Distrito da Serra da Tapuia não é abastecido a mais de 15 dias


Não é de hoje que a população do Distrito da Serra da Tapuia sofre com a fragilidade do sistema de abastecimento que bombeia água para comunidade. Desde que foi inaugurada a reclamação tem sido a mesma, porém agora a reclamação é outra.

Segundo informações postadas em alguns blogs da comunidade, a população está há mais de 15 dias sem receber água. Segundo o técnico da CAERN responsável pelo abastecimento de água apenas na zona urbana do município, a culpa não é dele e sim do responsável pelo bombeamento nomeado pela Prefeitura Municipal para executar o serviço na zona rural.

Ainda segundo o técnico, os dias escolhidos para a distribuição de água para a população do Distrito da Serra da Tapuia e comunidades circunvizinhas foram os sábados e domingo. Porem no último final de semana o serviço não foi executado pelo responsável que disse que o faria na última terça-feira (13) o que para sua surpresa e a da população também não aconteceu.

Com informações do RN Informa